Professores e Núcleo Gestor na Semana pedagógica. Foto: João Alves. |
As
Escolas Disneylândia, Joaquim de Morais, Joaquim Rufino de Oliveira e 18 de
Dezembro que compõem a rede municipal de ensino apresentaram na manhã desta
terça-feira, 21, durante a semana pedagógica, os projetos desenvolvidos e
trabalhados em sala de aula no exercício de 2013.
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Professoras da E.E.F. Joaquim Rufino de Oliveira. Foto: Micirlâdia Soares. |
Cada
instituição dispôs de 30 (trinta) minutos para a exposição. As professoras Cícera,
Danyelle, Risolene Delvilene, representante da Escola de Ensino Fundamental Joaquim
Rufino de Oliveira, mencionaram a partir da temática Gêneros Textuais as
atividades desenvolvidas junto ao corpo discente e ressaltaram que a leitura e
a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo
dentro da sociedade. Elas afirmaram ainda que as ações implementadas em sala
concorrem para os objetivos expostos no PAIC.
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Professoras Izabel Cristina e Edinalda Gomes da Escolinha Disneylândia. |
As
professoras da Educação Infantil, Izabel Cristina e Edinalda Gomes expuseram o projeto A Disneylândia na Dança: Uma Arte Interativa. De
acordo com as professoras um dos objetivos era reconhecer a importância da arte
na formação e desenvolvimento das crianças e na construção de pessoas sensíveis,
confiantes, transformadoras, que se percebam como únicas e valorizem sua forma
de ser e perceber e destacaram que o trabalho desenvolvido procurou entende a
dança como arte e esta como linguagem e conhecimento. Portanto, afirmaram elas fazer
e permitir que as crianças façam arte é, no nosso entender, uma das mais ricas
formas de expressão de sentimentos, ideias e pensamentos, uma vez que o
processo de ensino-aprendizagem nesse quesito deve propiciar um espaço
favorável às descobertas realizadas pela criança, permitindo assimilá-las,
transformá-las e expressá-las de forma natural e prazerosa.
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Albaniza e Vandemberg, professores da E.E.F. Joaquim de Morais. |
Vandemberg
Gonçalves e Albaniza Carlos, professores da Escola de Ensino Fundamental Joaquim
de Morais, do Distrito São Romão, fizerem uma explanação sobre os conhecimentos
matemáticos adquiridos pelo alunado através de jogos eletrônicos. No ensejo,
ressaltaram sobre a importância de se trabalhar a tabuada de forma criativa a
partir do Projeto Tabuada, somando, subtraindo, multiplicando e dividindo
saberes.
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Professora Pepeta. |
Um
dos momentos mais emocionantes e que mereceu diversas intervenções para
complementação do que estava sendo exposto e até mesmo para as mensagens de apoio
e reconhecimento foi quando do tema da professora Maria Lizier, conhecida
popularmente como Pepeta, da Escola sede desses dois primeiros dias da semana
pedagógica. Com um discurso envolvente, a professora arguiu sobre a importância
da participação de todos os integrantes sociais na promoção de educação de
qualidade. E conta que se baseou em autores como Celso Antunes para o
conhecimento e busca de soluções para a sua problemática, a saber, a indisciplina.
Com
o tema a Aprendizagem Interativa – Combatendo a Indisciplina, Pepeta arguiu que
um dos grandes problemas educacionais é sem dúvida, a indisciplina escolar. “Antes
de julgar o comportamento dos alunos é necessário verificar a realidade da
escola, da família, a realidade social e muitos outros. Foi pensando assim que
desenvolvi esse projeto. Pois é fundamental que nós, profissionais do
magistério abrace essa causa”, disse Pepeta. É preciso entender, disse ela, “as
manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de
se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo
tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos
indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão. Em muitas das atividades
que desenvolvemos em sala eles preferem se mostrar arrogante do que
reconhecerem que não sabem e que estão ali para aprender”. A rebeldia e, ou, a
indisciplina é uma forma que eles encontram de se mostrar, de serem ouvidos.
Ante
a esse cenário ela afirmou que contou com o apoio do núcleo gestor e dos demais
professores para o desenvolvimento do projeto e trabalhou com aulas
diferenciadas que contribuíram para o melhoramento do processo
ensino-aprendizagem.