A
Secretaria da Educação – Seduc, através do secretário Deza Soares, apresentou
na manhã desta segunda-feira, 04 de agosto, relatório alusivo aos 19 (dezenove)
meses da gestão, compreendendo o período de janeiro de 2013 a julho do corrente
ano.
No
relatório, Deza discorre sobre os avanços e os desafios que vem acompanhando
sua gestão e faz menção aos dois pilares que norteia suas ações junto aos
professores e demais servidores da pasta – priorizar e investir na qualificação
dos profissionais do magistério aliado a melhorias na infraestrutura das
instituições de ensino, o que corrobora para um bom funcionamento destas.
Segundo ele, foi por pensar e agir dessa forma que Altaneira ganhou, pela
primeira em 55 anos de história, uma escola nota 10.
Professores durante realização da Semana Pedagógica de 2014. Foto: João Alves. |
Ao
se voltar exclusivamente para o ano de 2013, Deza não poupou elogios às ações
desempenhadas pelas equipes dos programas PAIC/PNAIC, PBA, EJA, PSE, AEE,
PETECA, MAIS EDUCAÇÃO e PROERD que deu passos largos no desenvolvimento do
processo ensino-aprendizagem, elevando os índices educacionais do município e
argumentou esse feito é fruto das constantes formações e dos acompanhamentos
através de planos de ações e cronogramas das atividades, sem falar dos
trabalhos feitos a partir dos programas Mais Cultura e Atleta na Escola.
Pelo
relatório consta a revisão do Plano de Ações Articuladas - PAR do Governo
Federal. Nela foi incluído a solicitação de 06 ônibus, de 03 escolas, sendo uma
proinfância, uma escola do campo e uma escola urbana de ensino fundamental.
Esta última, inclusive já contemplada e licitada, com investimento da ordem de
um milhão de reais pelo Ministério da Educação MEC e contrapartida do terreno
pelo município. Foi solicitado ainda mobiliários escolares, materiais e
equipamentos pedagógicos, instrumentos musicais e eletrônicos, dentre outros.
No
que toca à infraestrutura das escolas, Deza voltou argumentar que essa é uma
problemática decenal por falhas de construção, mas mesmo ante a isso e tendo
escassez de recursos foram executados vários consertos e melhoramentos, como
acessibilidade, climatização, iluminação e abastecimento de água e citou as
recentes reformas nas instituições de ensino durante esse período da
paralização em virtude da copa do mundo.
Secretário Deza no plenário da Câmara. Foto: Júnior Carvalho. |
Além
dos pontos já mencionados, Deza ressaltou que muitos deles foram mencionados durante
sua estada na última sessão da Câmara Municipal antes dos parlamentares
entrarem em recesso, datado de 20 de junho de 2014. Naquela oportunidade,
disse: “mencionamos que colocamos como
uma das prioridades a completa reestruturação/organização do quadro de pessoal:
administrativo, pedagógico e quadro geral de servidores, inclusive com a
ampliação da carga horária destes em 100%. Uma reinvindicação destes e um
compromisso cumprido por esta gestão”.
Ele
pontou ainda naquela ocasião muitas das ações inovadoras, tendo como as mais
significativas Implantação do ProinfoPronacampo, na Escola Joaquim de Morais,
situada no distrito do São Romão; Instalação de sala multifuncional nesta mesma
escola; Ampliação dos atendimentos do PROERD; Implantação dos projetos
Professor Diretor de Turma e Professor Coordenador de Área, o PPDT e o PPCA,
respectivamente. Foi alvo de suas citações a realização da I Capacitação de
Pais e Mães de Alunos, o I Encontro de Trabalhadores da Educação, a II
Capacitação de Auxiliares de Nutrição, a II Conferência Municipal de Educação,
a Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, o I Encontro Pedagógico com
Oficinas de Música na Escola, o I Encontro Pedagógico sobre a Arte do Cordel, o
I Encontro Pedagógico com Oficinas de Xilogravura e a I Seleção de Monitores do
Programa Mais Educação, além do sucesso das duas semanas pedagógicas.
O
termo parceria foi uma constante no relatório. Para ele a realização de todas
essas ações só foi possível porque houve o apoio do Prefeito Municipal, além do
empenho e compromisso de toda equipe da SME (equipe técnica, pedagógica-
PAIC/PNAIC, consultoria, coordenação dos programas, da merenda escolar e do
transporte. Nas escolas, com os núcleos gestores (diretores, coordenadores e
secretárias escolares), em especial, com os nossos professores, com as
auxiliares de nutrição (merendeiras), as auxiliares da limpeza e demais
servidores, além do apoio de pais de alunos e outros colaboradores da educação.
“Ao longo desses 19 meses”, afirmou ele, “não temos dúvidas do salto que deu o setor da
educação em 2013, o que tem contribuído de forma significativa para um bom desempenho
nesse primeiro semestre de 2014”. “Por
tanto”, completou, “os resultados da
educação de Altaneira no ano que passou foram satisfatórios e atenderam as
nossas expectativas, uma vez que alcançamos as metas mais importantes,
previamente anunciadas e planejadas para o Biênio 2013/2014, dentre estas vale
mais uma vez mencioná-las, tais como: Elevação do índice de Alfabetização;
Elevação da Proficiência; Elevação do IDEB; Conquista de Prêmio Escola Nota 10;
Melhoramento da Educação Infantil; Construção da Escola de Ensino Fundamental I”.
Segundo
o secretário, para o exercício 2014, dentre outras ações previstas, a que
merece destaque é a reestruturação do Plano Municipal de Educação – PME. Nesta
caminharemos rumo à efetivação do que dispõe as Leis 10.639/03 e 11.645/08 que
discorrem sobre a obrigatoriedade da implementação nos currículos da história e
cultura africana e afro-brasileira nos sistemas de ensino no país, sem nos esquecer
de estarmos alinhado com as metas e estratégias do Plano Nacional.