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segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Seduc divulga relatório das ações desenvolvidas no biênio 2013-2014


A Secretaria da Educação – Seduc, através do secretário Deza Soares, apresentou na manhã desta segunda-feira, 04 de agosto, relatório alusivo aos 19 (dezenove) meses da gestão, compreendendo o período de janeiro de 2013 a julho do corrente ano.

No relatório, Deza discorre sobre os avanços e os desafios que vem acompanhando sua gestão e faz menção aos dois pilares que norteia suas ações junto aos professores e demais servidores da pasta – priorizar e investir na qualificação dos profissionais do magistério aliado a melhorias na infraestrutura das instituições de ensino, o que corrobora para um bom funcionamento destas. Segundo ele, foi por pensar e agir dessa forma que Altaneira ganhou, pela primeira em 55 anos de história, uma escola nota 10. 

Professores durante realização da Semana Pedagógica de 2014.
Foto: João Alves.
Ao se voltar exclusivamente para o ano de 2013, Deza não poupou elogios às ações desempenhadas pelas equipes dos programas PAIC/PNAIC, PBA, EJA, PSE, AEE, PETECA, MAIS EDUCAÇÃO e PROERD que deu passos largos no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, elevando os índices educacionais do município e argumentou esse feito é fruto das constantes formações e dos acompanhamentos através de planos de ações e cronogramas das atividades, sem falar dos trabalhos feitos a partir dos programas Mais Cultura e Atleta na Escola.

Pelo relatório consta a revisão do Plano de Ações Articuladas - PAR do Governo Federal. Nela foi incluído a solicitação de 06 ônibus, de 03 escolas, sendo uma proinfância, uma escola do campo e uma escola urbana de ensino fundamental. Esta última, inclusive já contemplada e licitada, com investimento da ordem de um milhão de reais pelo Ministério da Educação MEC e contrapartida do terreno pelo município. Foi solicitado ainda mobiliários escolares, materiais e equipamentos pedagógicos, instrumentos musicais e eletrônicos, dentre outros.

No que toca à infraestrutura das escolas, Deza voltou argumentar que essa é uma problemática decenal por falhas de construção, mas mesmo ante a isso e tendo escassez de recursos foram executados vários consertos e melhoramentos, como acessibilidade, climatização, iluminação e abastecimento de água e citou as recentes reformas nas instituições de ensino durante esse período da paralização em virtude da copa do mundo. 

Secretário Deza no plenário da Câmara.
Foto: Júnior Carvalho.
Além dos pontos já mencionados, Deza ressaltou que muitos deles foram mencionados durante sua estada na última sessão da Câmara Municipal antes dos parlamentares entrarem em recesso, datado de 20 de junho de 2014. Naquela oportunidade, disse: “mencionamos que colocamos como uma das prioridades a completa reestruturação/organização do quadro de pessoal: administrativo, pedagógico e quadro geral de servidores, inclusive com a ampliação da carga horária destes em 100%. Uma reinvindicação destes e um compromisso cumprido por esta gestão”.

Ele pontou ainda naquela ocasião muitas das ações inovadoras, tendo como as mais significativas Implantação do ProinfoPronacampo, na Escola Joaquim de Morais, situada no distrito do São Romão; Instalação de sala multifuncional nesta mesma escola; Ampliação dos atendimentos do PROERD; Implantação dos projetos Professor Diretor de Turma e Professor Coordenador de Área, o PPDT e o PPCA, respectivamente. Foi alvo de suas citações a realização da I Capacitação de Pais e Mães de Alunos, o I Encontro de Trabalhadores da Educação, a II Capacitação de Auxiliares de Nutrição, a II Conferência Municipal de Educação, a Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, o I Encontro Pedagógico com Oficinas de Música na Escola, o I Encontro Pedagógico sobre a Arte do Cordel, o I Encontro Pedagógico com Oficinas de Xilogravura e a I Seleção de Monitores do Programa Mais Educação, além do sucesso das duas semanas pedagógicas.

O termo parceria foi uma constante no relatório. Para ele a realização de todas essas ações só foi possível porque houve o apoio do Prefeito Municipal, além do empenho e compromisso de toda equipe da SME (equipe técnica, pedagógica- PAIC/PNAIC, consultoria, coordenação dos programas, da merenda escolar e do transporte. Nas escolas, com os núcleos gestores (diretores, coordenadores e secretárias escolares), em especial, com os nossos professores, com as auxiliares de nutrição (merendeiras), as auxiliares da limpeza e demais servidores, além do apoio de pais de alunos e outros colaboradores da educação.

Ao longo desses 19 meses”, afirmou ele, “não temos dúvidas do salto que deu o setor da educação em 2013, o que tem contribuído de forma significativa para um bom desempenho nesse primeiro semestre de 2014”. “Por tanto”, completou, “os resultados da educação de Altaneira no ano que passou foram satisfatórios e atenderam as nossas expectativas, uma vez que alcançamos as metas mais importantes, previamente anunciadas e planejadas para o Biênio 2013/2014, dentre estas vale mais uma vez mencioná-las, tais como: Elevação do índice de Alfabetização; Elevação da Proficiência; Elevação do IDEB; Conquista de Prêmio Escola Nota 10; Melhoramento da Educação Infantil; Construção da Escola de Ensino Fundamental I”.

Segundo o secretário, para o exercício 2014, dentre outras ações previstas, a que merece destaque é a reestruturação do Plano Municipal de Educação – PME. Nesta caminharemos rumo à efetivação do que dispõe as Leis 10.639/03 e 11.645/08 que discorrem sobre a obrigatoriedade da implementação nos currículos da história e cultura africana e afro-brasileira nos sistemas de ensino no país, sem nos esquecer de estarmos alinhado com as metas e estratégias do Plano Nacional.