Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia do estudante é data para comemorar e refletir, diz Secretário da Educação


O dia do estudante é comemorado tradicionalmente em 11 de agosto e foi instituído pela primeira vez no ano de 1927 no período em que o Brasil estava sob a égide do regime democrático e tendo como presidente Washington Luís.

Alunos e alunas da EEF Joaquim Rufino de Oliveira
junto a formadora do PAIC Vanúsia Fernandes.
Foto: Micirlândia Soares.
 È digno de registro que o estudante passou a ter um dia dedicado a ele ainda no período imperial de D. Pedro I, um século antes (1827). Aqui, o imperador brasileiro instituiu os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. São Paulo e Olinda (PE) foram os espaços privilegiados com essa escolha. O último curso inclusive posteriormente foi transferido para Recife. Antes disso, todos os interessados em entender melhor o universo das leis precisavam ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

De 1927 para cá muitas coisa mudaram e as homenagens também sofreu alterações significativas a essa classe que já chegou a participar diretamente dos destinos do país sendo protagonista da sua própria história também. Cita-se aqui a União Nacional dos Estudante – UNE que no auge da ditadura civil-militar desempenhou o papel de oposição ao autoritarismo e luta pela liberdade democrática, sendo, portanto, posta na ilegalidade devido ao incêndio causado por participantes do movimento militar e passou a atuar na clandestinidade a partir de 1966.

E é dentro desse bojo histórico e de reconhecimento do valor dessa classe para o desenhar de um pais justo, mais democrático e participativo de fato que o secretário da educação do município de Altaneira, Deza Soares a partir do corpo educacional vem tornar público a homenagens aos alunos e alunas altaneirenses pela passagem do seu dia. Para Deza esse momento é para se comemorar, mas concomitantemente refletir. “Assim”, disse ele, “é nessa data em que, cada educando, cada escola, deve aproveitar para comemorar, mas principalmente, para refletir melhor sobre a importância e o verdadeiro sentido de ser um estudante, se motivando cada vez mais pela prática do estudo, através de uma boa leitura e da interpretação, onde cada Pai, cada Professor, cada educador, na condição de eterno estudante, deve fomentar essa prática, motivar e tentar fortalecer o espírito do educando”.  “Parabéns a todos”, complementou o secretário na mensagem.