Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Seduc reúne gestores escolares e formadores do PAIC para discutir elaboração do PME


A secretaria da educação reuniu nesta quarta-feira, 02, gestores e coordenadores das escolas da rede municipal, a gerente e os formadores do Programa de Alfabetização na Idade Certa em encontro visando discutir e definir estratégias para a elaboração do Plano Municipal de Educação a socialização das escolas quanto às intervenções para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará deste ano.

O evento foi aberto pelo secretário da pasta, Deza Soares. “Reunir os gestores e coordenadores escolares e os profissionais responsáveis pela gerência e formação dos alunos na idade certa é um passo muito importante para que os projetos e ações em execução nas escolas possam continuar sendo desenvolvidas. Ao passo que se configura um momento mais que oportuno para que vocês, profissionais do ensino-aprendizagem possam interagir, conhecer realidades diferente, além, claro, partilharem experiências”, pontuou o secretário.

Deza frisou ainda sobre a necessidade do envolvimento de todo o corpo educacional na definição e elaboração do Plano Municipal de Educação – PME. Segundo ele, em encontro realizado na capital cearense ficou acordado que os municípios que pertencem as credes 11, 16, 17, 18, 19 e 20 estarão reunidas nos dias 14, 15 e 16 de maio, em Juazeiro do Norte. Nessa ocasião cada municipalidade deverão enviar equipes técnicas das secretarias para participarem de formações. Cada município terão direito a disponibilizar 04 (quatro) participantes, sendo dois da comissão e dois da equipe técnica.

Reginaldo, Arlina, Regileide e Micirlândia - da direira
para a esquerda.
Os professores Reginaldo Venâncio e Micirlândia Soares, formador e gerente do PAIC, respectivamente, expuseram os resultados comparativos do SPAECE 2013 entre os anos 2011 e 2013 referentes às turmas dos 2º e 5º anos das Escolas Joaquim Rufino de Oliveira e Joaquim de Morais. Para eles, o município conseguiu elevar a proficiência em língua portuguesa e matemática. “Tivemos um decréscimo em 2012 se comparado ao ano anterior. No entanto, logramos êxito ao nos deparamos com estes resultados de 2013. Elevamos a proficiência muito maior, inclusive do que 2011, a grande maioria dos alunos estão no nível desejável, o que nos deixa satisfeito e conscientes que estamos contribuindo para uma educação de qualidade”, ressaltou Reginaldo. “Queremos continuar nesse caminho estamos com grandes expectativas de que os resultados dos 9º anos sejam tão bons quanto este”, frisou Micirlândia.

Foi abordado ainda pelo consultor da educação, o professor Elias Pereira Dantas, temas a importância da atuação dos conselhos das escolas e afins, como o do FUNDEB, CAE e CME, além da montagem de um calendário para os futuros encontros de gestores e a definição de pauta para estudo.

Ficou acordado que a secretária, tão logo os resultados do SPAECE do 9º ano venham a ser publicado, realizará um seminário de apresentação e socialização destes.

Veja mais fotos do encontro