quinta-feira, 20 de março de 2014

Seduc comemora resultados preliminares do Spaece 2013

Alunos e aplicadores da prova do Spaece 2013
A Secretaria de Educação recebeu na noite de terça-feira, 18, a divulgação dos resultados obtidos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Spaece.

Os resultados são alusivos aos alunos matriculados nos 2º e 5º anos do ensino Fundamental nas Escolas Joaquim Rufino de Oliveira e Joaquim de Morais. Para Micirlândia Soares, Gerente Municipal do Programa Alfabetização na Idade Certa e do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa PAIC/PNAIC, os dados permitiram perceber que houve uma elevação significativa da proficiência nas turmas do fundamental I e justificou que isso foi fruto de um trabalho permanente e constante desenvolvido pelos professores, núcleos gestores, formadores dos programas e que contou com a participação integral dos alunos e pais que contribuíram de forma decisiva nesse processo e apoio da Secretaria de Educação (Secretário Deza Soares) e do Gestor Municipal. 

Arlina Alves, professora formadora multiplicadora de língua portuguesa do PAIC foi enfática ao afirmar que a notícia era maravilhosa, “afinal”, complementou “todos os que estavam envolvidos nesse processo trabalhararam com afinco a fim de melhorar os índices do nosso município”. 

Diante desse resultado, o secretário Deza Soares afirmou "os resultados mostrados pelo Spaece subsidiam e refletem no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), principalmente através das formações e outras ações e intervenções importantes no processo educativo, como também o apoio do governo na pessoa do prefeito Delvamberto Soares, mas principalmente, na participação, empenho e comprometimento dos professores, da equipe PAIC/PNAIC, núcleos gestores, outros programas de apoio e demais servidores, sem esquecer a grande colaboração dos pais com a participação em reuniões escolares e do acompanhamento da assessorias técnicas e pedagógicas, além do apoio da crede 18. Enfim, de toda a equipe que não mede esforços em garantir uma educação com qualidade de aprendizagemO resultado em si é muito importante, principalmente com a comprovação por meio de acompanhamentos precisos de que nossos alunos estão de fato aprendendo. Esse é o nosso maior objetivo. Parabenizamos a todos e de forma especial aos nossos alunos e professores".

O Secretário informou ainda que os dados comparativos desse resultado de forma detalhada com os de avaliações anteriores será apresentado em seminário com data a ser definida, inclusive com publicação dos resultados do 9º ano.

A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

As provas foram aplicadas entre os dias 10 e 11 de dezembro de 2013, sendo avaliados cerca de 400 alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática dos 2º ao 9º anos do ensino fundamental.

Consulte o resultado aqui