segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Seduc realiza Conferência pelo Meio Ambiente

Professores e alunos na CNIJMA na Escola 18 de Dezembro


A Secretaria de Educação, junto aos estudantes da Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro, realizaram na manhã do último sábado, 24, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento está sendo realizado nas escolas das redes pública e privada, como etapa preparatória para a conferência estadual e para a IV Conferência Nacional, que acontecerá dos dias 25 a 29 de novembro, em Brasília.

O evento contou com apresentações culturais e debates de temas como resíduos sólidos, coleta seletiva, economia de energia elétrica e sustentabilidade. Além disso, foram designados dois representantes da unidade escolar, um delegado e um suplente, para participarem da Conferência Estadual pelo Meio Ambiente, que ocorrerá em Fortaleza.

Professora Maria Oliveira Lino
A coordenadora do encontro na escola, à professora Maria Oliveira Lino fez um breve relato dos principais movimentos pelo meio ambiente, citando, para tanto, as Conferências de Estocolmo, do Rio de Janeiro e de Johanesburgo. Ao mencionar a ECO-92, Rio-92, Cúpula da Tera ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro, a professora chamou a atenção para o objetivo principal que era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.


Ao falar sobre os subtemas da Conferência, “Ar, Fogo, Água, Terra”, ela afirmou que os professores já vinham trabalhando essas temáticas nos meses anteriores e, que dessa forma, os alunos iriam desenvolver atividades relacionadas ao uso da água e da energia, além da preservação do ar e da terra.

O Secretário da Educação, Deza Soares (foto ao lado) chamou a atenção para a questão da importância da Educação Ambiental como porta de entrada para que se tenha de fato, um planeta com sustentabilidade. Ao citar Paulo Freire "A Educação não muda o mundo. Educação muda às pessoas. Pessoas mudam o mundo", Deza arguiu que o planeta clama por ações sustentáveis e que a escola, como espaço de produção do saber tem esse papel desafiador, a saber, formar pessoas que atentem para o desenvolvimento de atitudes que venham ao encontro de um ambiente saudável.


Através de peças e encenações, os alunos demonstraram a importância de economizar energia, do aproveitamento dos espaços na escola para desenvolver atividades que contribuam na alimentação escolar, como hortas e a correta utilização e reutilização da água para o desenvolvimento de outras atividades. A irrigação de plantas foi citada como exemplo. O Aluno José Erik e seus colegas (foto) mencionou que atitudes simples e que muitas vezes passam despercebidos ajudam a salvar o planeta. A utilização de lâmpadas mais econômicas e evitar trocar as luzes acesas durante o dia por luz natural, abrindo portas e janelas já é um grande passo, completou o aluno ao fazer o papel de narrador em uma das peças.


Educação ambiental

A Conferência Nacional vai ter como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, públicos e privados, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais. Após a “Conferência na Escola”, vão acontecer a “Conferência Estadual”, o “Encontro Preparatório” e a “Conferência Nacional”. A Conferência Nacional Infantojuvenil é organizada pela Secretaria da Educação do Ceará – Seduc – CE e com o apoio do Ministério da Educação (MEC).
O projeto de ação traduzido em um material de educomunicação deve ser cadastrado no site do MEC (http://conferenciainfanto.mec.gov.br) até o dia 7 de setembro. Poderão participar da Conferência Estadua, as escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, além das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais, cadastradas no Censo Escolar de 2011 do Inep, que aderiram voluntariamente ao processo e realizaram suas Conferências nas Escolas.
 Serão 25 vagas para delegados na Conferência Nacional, sendo três asseguradas exclusivamente para escolas indígenas, quilombolas e de assentamentos. O encontro preparatório será realizado nos dias 23 e 24 de novembro e será o momento de preparação de toda a delegação de estudantes eleitos e seus acompanhantes para representar o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília dos dias 25 a 29 do mesmo mês.
Delegados
Além disso, foram designados dois representantes da unidade escolar, um delegado e um suplente, para participarem da Conferência Estadual pelo Meio Ambiente que ocorrerá no dia vinte e cinco (25) de outubro, em Fortaleza. Os estudantes Yris Alencar e Naurício Sousa, respectivamente foram eleitos para esta função.