![]() |
| Secretario Deza na abertura do Encontro Foto: João Alves |
A
Secretaria de Educação de Altaneira realizou na manhã desta quarta-feira (22),
na sua sede, Encontro com Coordenadores das Escolas do município e Técnicos. O
objetivo era apresentar os resultados preliminares do SPAECE – Sistema Permanente
de Avaliação da Educação Básica do Ceará referente aos 2º e 5º anos do Ensino
Fundamental, ano de 2012 e discutir o PAR – Plano de Ações Articuladas.
Na
abertura do evento, o Secretário Municipal da Educação Deza Soares apresentou e
discutiu um texto provocador alusivo às mudanças e as estratégias para tais no
setor educacional. Frisou que é preciso que a comunidade escolar esteja
amparada sempre no desejo de mudar para que se consigam resultados positivos.
A
Coordenadora Municipal do PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa,
Micirlândia Soares apresentou uma planilha contendo os resultados preliminares
do SPAECE 2012 referente aos 2, 5º e 9º anos,
nas Escolas Joaquim Rufino de Oliveira, Joaquim de Morais e
18 de Dezembro. Micirlândia fez um comparativo entre os anos de 2011 e 2012 e se pode constatar uma relativa queda nas proficiências dos alunos em português e matemática, principalmente nos 2º anos.
18 de Dezembro. Micirlândia fez um comparativo entre os anos de 2011 e 2012 e se pode constatar uma relativa queda nas proficiências dos alunos em português e matemática, principalmente nos 2º anos.
Para a Coordenadora esse dados não são exclusivos de
Altaneira, mas concorre para quase todos os municípios. O resultado chegou a surpreender,
pois segunda Micirlândia a equipe escolar vem realizando trabalhos minuciosos e
que demonstravam estar surtindo efeitos. Toda via, deixou todos em alerta.
O professor Reginaldo Venâncio chamou a atenção para
os dados e argumentou sobre as necessidades de se verificar as estratégias
utilizadas no processo de ensino e buscar construir novas.
Na oportunidade, ficou acordado que haverá Encontros
em cada uma das instituições de Ensino supracitadas para discutir a temática e
traçar planos e estratégias.
![]() |
| Cordenadores e Formadores |



