![]() |
Momento de leitura na formação |
Desde
o início da semana, a Secretaria de Educação vem realizando encontros com os Educadores
da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-EJA. O primeiro destes encontros ocorreu na última
segunda-feira-feira, 11.
Na
oportunidade a professora Duceilma Tomé desenvolveu durante todo o dia a
oficina Práticas Diversificadas de Ensino. Para ela a principal dificuldade que
educadores encontram é a falta de motivação dos alunos, “por isso é tão
importante que desenvolvamos aulas criativas e que venham a contribuir para o
desenvolvimento dos mesmos”, afirmou.
A
formação seguiu nos dias seguintes com o desenvolvimento e oficinas. A
professora Ildenes Feitosa ministrou nos dia 12 e 13 a temática Plano de Ação e
Práticas Diversificadas de Ensino com oficinas de Leitura e Escrita, Plano de
Aula e Diagnóstico da Turma.
O
Uso do Livro Didático e a Elaboração de Plano de Curso por disciplinas foi alvo
de discussão na quinta-feira, 14, por Elias Dantas.
No
último dia de formação as coordenadoras dos Programas Brasil Alfabetizado e da
EJA, Tereza Leite e Ana Maria, respectivamente trabalharam o Planejamento
Educacional nas turmas do 1º segmento e desenvolveram a Proposta de Ação para
Vivência da Contextualização em Sala de Aula nas turmas do 2º segmento EJA III
e IV.
“A
semana foi de muito trabalho, bastante explorada e de muito aproveitamento.
Tivemos ótimos oficineiros e excelente participação dos professores. Agora é
colocar em prática o que foi explorado durante toda a semana. Acredito que
estamos bem subsidiados para a realização do programa”, declarou Tereza Leite, Coordenadora
do Programa Brasil Alfabetizado e da Educação de Jovens e Adultos PBA/EJA. “Sucessos
e muita determinação aos alfabetizadores, completou.
A
formação de Educadores da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como
objetivos preparar e formar os docentes que atuam com esses alunos, para que
possam desenvolver a capacidade de selecionar conteúdos, utilizar procedimentos
e criar alternativas que possibilitem uma atuação voltada de forma mais
adequada.