sexta-feira, 15 de março de 2013

Tereza Leite fala sobre a semana de Formação dos Educadores do EJA

Momento de leitura na formação


Desde o início da semana, a Secretaria de Educação vem realizando encontros com os Educadores da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-EJA.  O primeiro destes encontros ocorreu na última segunda-feira-feira, 11.

Na oportunidade a professora Duceilma Tomé desenvolveu durante todo o dia a oficina Práticas Diversificadas de Ensino. Para ela a principal dificuldade que educadores encontram é a falta de motivação dos alunos, “por isso é tão importante que desenvolvamos aulas criativas e que venham a contribuir para o desenvolvimento dos mesmos”, afirmou.

A formação seguiu nos dias seguintes com o desenvolvimento e oficinas. A professora Ildenes Feitosa ministrou nos dia 12 e 13 a temática Plano de Ação e Práticas Diversificadas de Ensino com oficinas de Leitura e Escrita, Plano de Aula e Diagnóstico da Turma.

O Uso do Livro Didático e a Elaboração de Plano de Curso por disciplinas foi alvo de discussão na quinta-feira, 14, por Elias Dantas.

No último dia de formação as coordenadoras dos Programas Brasil Alfabetizado e da EJA, Tereza Leite e Ana Maria, respectivamente trabalharam o Planejamento Educacional nas turmas do 1º segmento e desenvolveram a Proposta de Ação para Vivência da Contextualização em Sala de Aula nas turmas do 2º segmento EJA III e IV.

“A semana foi de muito trabalho, bastante explorada e de muito aproveitamento. Tivemos ótimos oficineiros e excelente participação dos professores. Agora é colocar em prática o que foi explorado durante toda a semana. Acredito que estamos bem subsidiados para a realização do programa”, declarou Tereza Leite, Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado e da Educação de Jovens e Adultos PBA/EJA. “Sucessos e muita determinação aos alfabetizadores,  completou.

A formação de Educadores da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivos preparar e formar os docentes que atuam com esses alunos, para que possam desenvolver a capacidade de selecionar conteúdos, utilizar procedimentos e criar alternativas que possibilitem uma atuação voltada de forma mais adequada.