quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC


O PAIC - O Programa de Alfabetização na Idade Certa atende desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, oferecendo formação continuada, planejamento e acompanhamento pedagógico para os professores.
O Programa se divide em cinco eixos:

1.    Eixo da Gestão municipal
OBJETIVO GERAL DO EIXO DA GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Promover o fortalecimento institucional dos sistemas municipais de ensino, envolvendo assessoria técnica para a estruturação de modelo de gestão focado no resultado da aprendizagem.
2.    Eixo de Alfabetização

OBJETIVOS
Oferecer assessoria técnico-pedagógica aos municípios no sentido de promover a implementação e implantação de propostas didáticas de alfabetização eficientes, focais e intencionais, que garantam a alfabetização das crianças matriculadas na rede pública de ensino até o 5º ano do Ensino Fundamental.
3.    Eixo de Educação Infantil

OBJETIVOS
Contribuir para a promoção da qualidade do atendimento oferecido ás crianças e suas famílias nas instituições de Educação Infantil dos municípios participantes do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC;
Colaborar no processo de implantação e implementação das propostas pedagógicas e programas de formação continuada de professores da Educação Infantil dos municípios participantes do Programa.

4.    Eixo de Literatura Infantil e Formação de Leitores
OBJETIVO GERAL DO EIXO
Assegurar o direito da criança e do professor ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social, com o acesso à Literatura, promovendo a aquisição, a distribuição, a dinamização do uso de acervos e a formação contínua e permanente do educador, com foco na importância da Literatura Infantil no processo de letramento.

Eixo de Avaliação Externa

OBJETIVOS
•    Difundir uma cultura de avaliação educacional nos municípios cearenses, de modo que estes tenham uma equipe nas SME conscientes dos seguintes fatores: (1) importância de avaliar o processo de aprendizagem de seus alunos; (2) responsabilidade de conduzir o processo de avaliação de forma apropriada e responsável; (3) necessidade de utilizar os resultados das avaliações de forma apropriada , responsável e ética, sempre visando promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem
•    Diagnosticar a situação de aprendizagem da leitura, da escrita e compreensão textual dos alunos das séries iniciais das redes municipais de ensino, comunicando os resultados da avaliação por município, por escola, por turma e por aluno
•    Oferecer subsídios para que as Secretaria de Educação desenvolvam uma gestão focada na aprendizagem dos alunos, fornecendo elementos para que, ao conhecer esta realidade, implemente políticas para elevar a qualidade do ensino ministrado nas séries iniciais
•    Fornecer indicadores para efetuar a reenturmação dos alunos da rede municipal de ensino

*** Foto dos Agentes da Esquerda para a Direita: Regigleide, Valneir, Reginaldo, Micirlandia e Vanusia.***
Creditos: Reginaldo Venancio.
Maiores Informações: http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/