Secretários Escolares, Diretores, Coordenadores, Gerente e Formadores Municipal do PAIC/PNAIC na formação do Educacenso e Sige Escola |
A
Secretaria da Educação, a apartir do Coordenador Municipal do Educacenso,
Francisco Gutemberg Estevão, reuniu na tarde desta segunda-feira, 17,
secretários escolares, diretores e coordenadores das instituições de ensino
desta municipalidade, além do secretário Deza Soares visando apresentar dados
referentes as ferramentas do Educacenso e do SIGE Escola.
Gutember
apresentou as principais ferramentas encontradas no sistema Educacenso do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, vinculado ao
Ministério da Educação - MEC para conferência de dados sobre escolas, alunos,
turmas e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica. Segundo
ele, faz-se necessário que não só os secretários escolares, mas diretores e o
secretário da educação possam estar acompanhando as alimentações no sistema.
Mas é preciso também muito cuidado, alertou. “É essencial que a unidade escolar verifique se tudo que foi informado
na primeira fase está de acordo com a realidade na data de referência do Censo
do ano passado, isto é, 29 de maio de 2013. Atitudes simples como essas
garantem que, este ano, as escolas de Altaneira possam vir a receber os
recursos da União e do Estado de forma correta, sempre tendo como base os
indicadores educacionais que necessitam ser confiáveis”, pontuou.
Na
ocasião foram apresentadas também as formas de utilização do Sistema de Gestão
Escolar – SIGE Escola.
Para
o secretário Deza Soares, os dados gerados no sistema devem ser observados
atentamente, pois é através dele que se pode verificar com rigor o total de alunos
matriculados e que solicitaram transporte escolar, assim como também o caso de
estudantes com duplicidade com outras escolas do mesmo município, outros municípios
e ou outros estados.
Participaram
do evento ainda Antonia Micirlândia, Vanúsia Fernandes e Regigleide Soares, Gerente e Formadoras Municipal
do PAIC/PNAIC, respectivamente.