Professores participam de palestra que aborda a Afetividade na Educação Infantil. |
A
Secretaria de Educação promoveu na tarde desta segunda-feira, 24, junto aos
professores da rede municipal de ensino palestra sobre Afetividade na Educação
Infantil consubstanciado com a questão da consciência negra.
Na
abertura do encontro, Deza Soares, Secretário da pasta, arguiu sobre a
necessidade de envolver toda a comunidade escolar, principalmente os
professores em temas que visam discutir e rediscutir o trabalho em sala de
aula. É necessário que estejamos sempre alerta e buscando melhorar a cada dia o
ato de ensinar. “Afinal de contas”,
argumentou, “é necessário que estejamos
pensando rotineiramente sobre o ato de cuidar das nossas crianças. A
afetividade, se bem desenvolvida, contribui
de forma significativa na formação do indivíduo”.
Ao
desenvolver a temática, a professora Aparecida, Mestra em Educação e
Coordenadora do Serviço Social da Indústria, em Juazeiro do Norte, tomou como
referência 12 (doze) pontos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil, a saber, objetivos, definições, concepção de educação
infantil, princípios, concepção de proposta pedagógica, objetivo da proposta
pedagógica, organização de espaço, tempo e materiais, proposta pedagógica e
diversidade, proposta pedagógica e criança indígena, proposta pedagógica e as
infâncias de campo e avaliação, além de costumeiramente se valer das citações
do educador Paulo Freire.
Para
ela, um dos maiores desafios no processo de ensino-aprendizagem é, sem dúvida, ampliar
o aspecto afetivo dos integrantes dos envolvidos nas instituições de ensino,
indo além da relação professor(a)/aluno(a). O desafio se amplia ainda mais
quando nos referenciamos sobre o racismo. Caminhar nessa estrada significa
acima de tudo adotar na escola hábitos simples e atitudes que expressam o
sentimento de amizades, companheirismo e solidariedade para com o outro. Isso
faz toda a diferença. “Não se faz educação
vida, sem amor”, completou.
Na
oportunidade, ele convidou os participantes do encontro a experimentar aspectos
práticos desse desenvolvimento a partir da dinâmica do amor e da vida. “Quero
que todos se abracem. Deixem o sentimento fluir”, disse.